O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) deu início nesta quinta-feira, 29, ao treinamento de mesários para as Eleições 2024. A primeira capacitação ocorreu na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, no município de Bujari, conduzida pelo servidor João Batista Bento, que é Coordenador de Material e Patrimônio (Comap). A ação contou com a participação dos servidores da Justiça Eleitoral Sandro Roberto e Valéria Lima.
A Coordenadora do Treinamento de Mesários, Valéria Lima, destaca que os treinamentos irão acontecer em oito locais simultaneamente, para que todos os mesários possam aprender tudo o que precisam para atuarem nas eleições que acontecem dia 06 de outubro. “Esses mesários foram previamente convocados pelo juiz. No treinamento eles aprendem tudo o que precisam para contribuírem com o fortalecimento da democracia”, disse.
O Coordenador de Material e Patrimônio (Comap), João Batista Bento, apresentou um vídeo com informações gerais sobre a atuação dos mesários, depois de assistirem ao vídeo conversaram sobre o assunto, tiraram dúvidas e, por último, houve um treinamento prático utilizando as urnas eletrônicas. “Quero agradecer pelo compromisso de todos com a democracia, e o que seria das eleições sem a representação do mesários para conduzi-la?”, indagou.
Durante o treinamento, também foi apresentado aos mesários o horário em que cada um deverá comparecer em sua seção eleitoral, que deve ser antes das 5 da manhã para conferirem os materiais, preparar a seção, desembalar e ligar a urna, testar teclado de urna, emitir zerésima, registrar os mesários na urna eletrônica e fixar o resumo da votação.
Compromisso com a Democracia
O morador do município de Bujari, Francisco Ronaldo, atuará como mesário nas Eleições Municipais deste ano, ele relata que é a segunda vez participando das eleições como mesário e destaca a importância da função para o exercício do direito ao voto. “Me sinto gratificado em participar pela segunda vez como mesário voluntário, fortalecer a democracia por meio do meu trabalho é de uma importância sem igual e, desde quando aceitei participar pela primeira vez gostei. O papel do mesário é reluzente para a sociedade e sempre que me convocarem irei comparecer”, destacou.
Para Marcela Ferreira, a expectativa pela experiência em ser mesária voluntária está grande, uma vez que é a sua primeira vez participando do compromisso com a Democracia. “E a primeira vez que participo como mesária voluntária, estou contente em fazer parte, eu estava um pouco aflita porque achava que a atuação era difícil, mas agora com o treinamento que recebemos vou atuar como mesária com confiança”, disse.
Mín. 19° Máx. 33°