O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), junto com outras instituições, participou na manhã desta sexta-feira, 9, da entrega de filtros de água para quatro famílias em situação de vulnerabilidade social no bairro Santa Cecília, em Rio Branco.
Além do TCE, estiveram presentes representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE), do Ministério Público do Acre (MPAC), da Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas (IRI Brasil) e do grupo Water is Life.
Baruc Vendito Batista, diretor da organização Water is Life no Brasil, explicou que o filtro de balde apresentado é capaz de transformar água não potável em potável de forma rápida e eficiente. Esse filtro portátil, que utiliza nanotecnologia, retém 99,9% dos vírus, bactérias e impurezas presentes na água, oferecendo uma solução acessível para comunidades com acesso limitado à água potável.
O TCE tem sido parceiro dessa agenda no estado acreano, e já recebeu autoridades e líderes religiosos durante o lançamento da Campanha Pelo Direito de Respirar Ar Puro e Acesso à Água Potável, da IRI Brasil, nessa quinta, e seguiu com a agenda nesta sexta.
Esta iniciativa faz parte das atividades preparatórias para o Dia da Amazônia, que será celebrado no próximo mês de setembro.
O presidente do Tribunal, conselheiro Ribamar Trindade, acompanhou a entrega dos filtros, destacando a importância da participação da Corte de Contas nesse momento. “É um momento importante porque sabemos que vai trazer qualidade de vida para estas famílias.”
O presidente esteve acompanhado da conselheira-corregedora Dulcinéa Araújo e do conselheiro Ronald Polanco.
As famílias escolhidas para receberem os filtros vivem próximas a um esgoto a céu aberto. Uma das moradoras, Maria das Neves, de 57 anos, relatou que casos de diarreia, dores de barriga e coceiras são recorrentes na comunidade, problemas atribuídos à má qualidade da água.
“Aqui sempre foi assim, tem problema de diarreia. Eu tinha um sonho de ter um filtro de barro, e dizia que um dia ia ter um. E agora recebemos esse, e tudo que vem com amor e carinho é bem-vindo”, comentou Maria.
A conselheira Dulcinéa Araújo ressaltou os benefícios que essa tecnologia trará: “A possibilidade de usar uma tecnologia de ponta, a custo zero para a comunidade, que proporciona dignidade para essas famílias, que literalmente bebem água de esgoto, é transformadora. Graças à ação da IRI Brasil e da Water is Life, essas famílias terão acesso a água limpa, o que também traz uma economia indireta nos custos com saúde.”
O conselheiro Ronald Polanco concluiu: “Vemos que é possível resolver os problemas de saúde e de acesso à água dessas famílias. Somos uma instituição a serviço da sociedade, e acredito que, ao envolvermos todos, podemos resolver esses problemas.”
Mín. 21° Máx. 35°