Domingo, 15 de Setembro de 2024
24°

Tempestade de areia

Rio Branco, AC

Política IRI Brasil

TCE-AC recebe IRI Brasil para apresentação de campanha pela qualidade do ar e acesso à água potável

Durante a reunião, Carlos Vicente destacou dados relevantes sobre eventos extremos no estado do Acre, como secas, enchentes e queimadas

09/08/2024 às 10h50
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Assessoria
Compartilhe:
TCE-AC recebe IRI Brasil para apresentação de campanha pela qualidade do ar e acesso à água potável

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheiro Ribamar Trindade, e a conselheira-corregedora, Dulcinéa Araújo, receberam na tarde desta quinta-feira, 8, autoridades, representantes religiosos e o Facilitador Nacional da Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas (IRI Brasil), Carlos Vicente. O encontro teve como objetivo a apresentação da Campanha Pelo Direito de Respirar Ar Puro e Acesso à Água Potável.

Durante a reunião, Carlos Vicente destacou dados relevantes sobre eventos extremos no estado do Acre, como secas, enchentes e queimadas. Ele ressaltou a importância do envolvimento de órgãos governamentais, entidades, parlamentares e da sociedade civil na promoção da saúde pública e na luta por um ambiente mais saudável.

O Presidente do TCE, Conselheiro Ribamar Trindade, manifestou sua satisfação em receber a IRI Brasil no Tribunal. Ele destacou a importância de debater a pauta ambiental: “Esse debate é crucial para que possamos cumprir nosso papel no enfrentamento dos desafios ambientais e climáticos, promovendo ações que beneficiem tanto o Acre quanto o nosso planeta.”

A Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais – IRI Brasil é um projeto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Sua missão é conscientizar e engajar lideranças sociais, comunidades religiosas, gestores públicos e empresários na luta contra as mudanças climáticas e na preservação das florestas, promovendo o desenvolvimento sustentável.

A campanha pela qualidade do ar e acesso à água potável visa mobilizar a população, igrejas e comunidades para, juntos, enfrentarem os desafios da saúde pública causados pelas queimadas, secas e ondas de calor, que afetam severamente a população acreana. “A ideia é que, unindo o conhecimento acadêmico e de especialistas, possamos reduzir os problemas das queimadas, das doenças geradas por elas, e também da escassez de água devido à seca”, defendeu Carlos Vicente.

Na ocasião, foi exibido o filme “Amazônia Viva”, de Estevão Ciavatta, que proporciona uma experiência imersiva na região do Rio Tapajós, utilizando filmagens em 360º para desvendar uma das áreas mais importantes do planeta, aproximando ainda mais o público da Amazônia.

Tecnologia para Água Potável

O diretor da organização Water is Life no Brasil, Baruc Vendito Batista, apresentou um filtro de balde capaz de transformar água não potável em potável de forma rápida e eficiente. Esse filtro portátil, que utiliza nanotecnologia, retém 99,9% dos vírus, bactérias e impurezas presentes na água, oferecendo uma solução acessível para comunidades com acesso limitado à água potável, segundo explicou.

Em colaboração com o IRI Brasil, alguns desses filtros serão distribuídos para famílias em Rio Branco.

O representante da Water is Life realizou uma demonstração do uso do filtro, explicando sua capacidade de filtragem, o processo de limpeza e a durabilidade, que pode variar de dois a cinco anos.

“Ficamos emocionados ao assistir a essa apresentação, pois é uma tecnologia de baixo custo que pode transformar a vida das pessoas”, afirmou a conselheira Dulcinéa Araújo.

Participaram da reunião a defensora pública geral, Simone Santiago, o procurador geral do Ministério Público do Acre (MPAC) Danilo Lovisaro, o promotor Alekine Lopes dos Santos, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Luís Camolez e o procurador-chefe do Ministério Público de Contas (MPC) Mário Sérgio Neri.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários