Segunda, 13 de Janeiro de 2025
25°

Tempestades isoladas

Rio Branco, AC

Cultura 3 de agosto

Grupo Maracatu Pé Rachado promove Festival Afro Integrado em Rio Branco

O evento acontecerá no dia 3 de agosto (sábado), a partir das 18h, na Usina de Artes João Donato

31/07/2024 às 09h19
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Assessoria
Compartilhe:
Grupo Maracatu Pé Rachado promove Festival Afro Integrado em Rio Branco

O Grupo Maracatu Pé Rachado promoverá o Festival Afro Integrado, em Rio Branco, com o intuito de valorizar e divulgar a cultura da negritude, além de fortalecer políticas de promoção da igualdade racial. O evento acontecerá no dia 3 de agosto (sábado), a partir das 18h, na Usina de Artes João Donato.

O festival tem como foco as manifestações culturais afro-brasileiras e as expressões artísticas a partir do contexto comunitário, visando potencializar e divulgar os talentos locais. Com a participação de diversas atrações, como o Grupo Balseiro, Slam das Minas Acre, Maracatu Pé Rachado, Anderson Liguth, Spartakus MC e Álagbè Okan, além da participação das dançarinas Egbon Nadia de Oya e Iyalorixá Awraomin durante a apresentação do maracatu, o evento promete uma programação diversificada e rica em cultura.

“O Acre é um estado que tem um percentual considerável de pessoas negras compondo sua população, é essencial que façamos cada vez mais eventos voltados para o reconhecimento e fortalecimento da cultura afrodiaspórica, que nos conecta com nossa ancestralidade negra. O maracatu é uma manifestação cultural genuinamente negra, e o Festival Afro Integrado vem para fortalecer o estado culturalmente nesse sentido em especial a cidade de Rio Branco. Esperamos com sua realização que as pessoas negras possam se reconhecer e se sentirem representadas. É essencial não só para a população negra, mas de todas as etnias que tenham contato para a desmistificação de paradigmas que rodeiam a população negra. Além disso estarmos fortalecendo também a economia local, com parcerias de diversos ramos da comunidade local”, expressou o grupo.

Além dos shows musicais, o Festival Afro Integrado contará com exposições fotográficas, intervenções artísticas, oficinas de iniciação ao Maracatu e uma palestra sobre racismo recreativo – ofensa de cunho racial disfarçada de piada. Haverá também venda de produtos artísticos e uma praça de alimentação com comidas e bebidas.

O evento é financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Rio Branco, e é produzido pela Produção Pé Rachado. O Festival Afro Integrado se consolida como uma oportunidade de prestigiar e celebrar a diversidade cultural afro-brasileira.

Confira a programação do Festival Afro Integrado:

Início às 18h

19h - Grupo Balseiro convida Saliza - Palco Varadouro

- Intervenção Slam das Minas Acre

20h - Show Maracatu Pé Rachado, com participações especiais de Anderson Liguth e Spartakus MC com os B.boy Demeno e

B.boy Koringa e as

Dançarinas Egbon Nadia de Oya e Iyalorixá Awraomim

21h - Samba de roda com o grupo Álagbè Okan

Exposições

Exposições fotográficas "Mulheres de Axé" e "Pretas Notáveis" - com Narjara Saab e Exposição fotográfica Pretas com Deyse Cruz Noronha

Trz Crew Graffiti e Arte -

Com Produtos à venda

Erusin Ateliê - Produtos à venda.

Espaço Gama braids com tranças nagô.

Praça de alimentação e bar abertos a partir das 18h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários