Quinta, 18 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Rio Branco, AC

Política Em Rio Branco

Prefeitura realiza 2º Fórum Comunitário Selo Unicef e mostra avanços significativos

Segundo Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social da SASDH e articulador municipal do selo Unicef em Rio Branco, o objetivo do fórum é avaliar a implementação e os resultados do Plano de Ação Municipal pelos direitos de criança e adolescentes

22/06/2024 às 09h26
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Assecom
Compartilhe:
Prefeitura realiza 2º Fórum Comunitário Selo Unicef e mostra avanços significativos

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) realizou nessa sexta-feira (21), o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef que este ano, leva o tema “Avaliando Nosso Percurso”.

Segundo Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social da SASDH e articulador municipal do selo Unicef em Rio Branco, o objetivo do fórum é avaliar a implementação e os resultados do Plano de Ação Municipal pelos direitos de criança e adolescentes.

“Hoje, fechamos mais uma etapa com esse Fórum, onde será apresentado todos os resultados construídos durante os quatro anos. O selo é importante para o município de Rio Branco, a capital já ganhou o selo e queremos ganhar o selo mais uma vez. Agora, na gestão do Prefeito Bocalom, por ser uma gestão preocupada com a primeira infância.”

De acordo com Iana Sarquis, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a parceria com o Município tem sido essencial para que todos possam alcançar os resultados necessários de assistência aos direitos.

“Percebemos os avanços na busca ativa, saúde e é fundamental, porque o Conselho também elabora as políticas necessárias e ‘puxa a orelha’ quando elas não estão sendo cumpridas. Isso também envolve o Conselho, bem como todo o sistema de garantias de direitos e juntos garantirmos esse direito às crianças e adolescentes.”

Para Leonard Barbosa, assessor de Monitoramento e Avaliação na Visão Mundial, é uma satisfação contribuir com o Município nessa final para a possível conquista do selo Unicef que compreende a edição de 2021 a 2024. Ele destacou ainda que, o selo emitido pelas Nações Unidas tem reconhecimento internacional.

“Apenas a certificação não é o que a Unicef espera do Município, a certificação coroa um trabalho de 4 anos com todas as secretarias, mas cada pequena mudança na garantia de direitos para crianças e adolescentes é a nossa certificação diária, ou seja, essa é a pequena comemoração que temos praticado ao longo desses quatro anos.”

Dentre as metas, a busca ativa para as crianças retornarem à sala de aula, era um objetivo da Prefeitura que com empenho e dedicação, alcançou o feito de retornar 607 crianças para o convívio das escolas.

“Estamos no 2º Fórum, concretizando todas as atividades para estarmos no selo Unicef, porque realmente essa é uma das políticas públicas mais bonitas que eu considero na área de educação: a de trazer essa criança que já esteve na escola e por algum motivo se ausentou. E eu digo com certeza, dever cumprido”, explicou a secretária municipal de Educação (Seme), Nabiha Bestene.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários