Servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) promoveram ao longo desta semana assembleias para avaliação das novas propostas apresentadas pelo governo nas mesas de negociação recentes. Também houve votação a respeito da permanência das paralizações nas unidades do instituto.
A maioria dos campi optou pela manutenção da greve, sendo que Sena Madureira e Xapuri e a unidade da Reitoria definiram que a decisão se manterá apenas até a assinatura do acordo com o governo. Os campi Rio Branco e Baixada do Sol/Transacreana votaram pela permanência da greve. Cruzeiro do Sul e Tarauacá votaram pelo fim da greve em suas unidades, sendo que este último votou pela saída da greve, dias antes das propostas serem apresentadas.
Votos por unidade:
CRUZEIRO DO SUL
Proposta TAE: aceita
Proposta Docente: rejeita
Situação na Greve: votou pela saída
TARAUACÁ
Proposta TAE: não votou
Proposta Docente: não votou
Situação na Greve: Saiu no dia 14-06
SENA MADUREIRA
Proposta TAE: aceita
Proposta Docente: aceita
Situação na Greve: Saída após assinatura de acordo
RIO BRANCO
Proposta TAE: aceita
Proposta docente: rejeita
Situação na Greve: Mantém
TRANSACREANA
Proposta TAE: rejeita
Proposta docente: rejeita
Situação na Greve: Mantém
REITORIA
Proposta TAE: aceita
Proposta docente: não votou
Situação na Greve: Saída após assinatura do acordo
XAPURI
Proposta TAE: aceita
Proposta docente: aceita
Situação na Greve: Saída após assinatura do acordo
Em Tarauacá, professores substitutos seguem ministrando suas aulas. As demais de responsabilidade de professores efetivos, assim como outras atividades acadêmicas, serão retomadas em breve.
Quanto aos TAEs e docentes do Ifac – Campus Cruzeiro do Sul, aprovaram também em assembleia o retorno das atividades, marcado para o próximo dia 24 de junho.
As decisões serão levadas para a 193ª Plena do Sinasefe, que ocorre nesta sexta e sábado, dias 21 e 22. Na plenária se decidirá o rumo da greve no âmbito nacional dos institutos federais (IFs).
Outros encaminhamentos
Também foram feitas discussões a respeito das reivindicações de servidores, identificadas como pautas locais, estas ainda estão na mesa de negociação com a gestão do Instituto.
Mín. 22° Máx. 35°