Domingo, 23 de Junho de 2024
24°

Tempo limpo

Rio Branco, AC

Esportes Esporte mudando vida

Educação realiza fase municipal do taekwondo dos jogos estudantis

No total, participaram das seletivas municipais 36 atletas de diversas escolas de Rio Branco e divididos nas categorias sub-14 masculino, sub-14 feminino, sub-17 masculino e sub-17 feminino

10/06/2024 às 09h18
Por: Denis Henrique Fonte: Acreaovivo.com | Secom
Compartilhe:
Educação realiza fase municipal do taekwondo dos jogos estudantis

A coordenação de desporto escolar da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na tarde do sábado, dia 8, no Ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), a etapa municipal de taekwondo dos jogos estudantis. Da fase municipal, os atletas se classificam para a fase estadual da competição.

No total, participaram das seletivas municipais 36 atletas de diversas escolas de Rio Branco e divididos nas categorias sub-14 masculino, sub-14 feminino, sub-17 masculino e sub-17 feminino.

Entre as escolas que disputam a fase municipal estão Ifac, João Calvino, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Lourival Pinho, Sigma, Colégio Tiradentes, Humberto Soares, Raimunda Pará, Instituto Lourenço Filho, Leôncio de Carvalho, Colégio D. Pedro II, Neutel Maia, Instituto Ame, Águias do Saber e Maple Bear.

Para a coordenadora do desporto escolar da SEE, Kelly Figueiredo, os jogos estudantis é um momento em que os estudantes de Rio Branco, e do Estado como um todo, tem para desenvolver o aspecto sócio-emocional a partir das práticas de diversas modalidades esportivas.

“Sem falar que a disputa agora é para a fase estadual e, depois, para a fase nacional. Nos anos anteriores o Acre tem se destacado em diversas modalidades, chegando a conquistar diversas medalhas, tanto na categoria sub-14 quanto na categoria sub-17”, fez questão de dizer.

O professor Paulo Victor Mota é professor de educação física do Ceja. O Centro participa do taekwondo com uma atleta na categoria sub-17 do naipe feminino, a Ana Paula da Silva Araújo. “A primeira coisa que ela disse quando se matriculou é que queria participar dos jogos estudantis”, disse.

Ana Paula Araújo, que estuda na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participa dos jogos pela quarta vez consecutiva. “Já participei por três anos dos jogos estudantis pela escola Mario de Oliveira e agora meu objetivo é trazer uma medalha para o nosso Estado, ser campeã”, afirmou.

Já a escola Frei Heitor Maria Turrini, localizada no bairro Cidade do Povo, participa da modalidade taekwondo com três atletas, dois do naipe masculino e uma do naipe feminino, todos da categoria sub-14. O professor e técnico da equipe, Luiz Fernando Pires, disse que é importante trazer atletas porque isso envolve os alunos e muda o comportamento em sala de aula.

O trabalho na Frei Heitor é feito com o atleta Ryan Cardeson da Silva, que está no 9º ano do ensino fundamental, anos finais. “A gente se prepara para estar bem na luta, sem falar que o esporte ajuda na nossa educação, ajuda a ter mais resistência e disciplina”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários