O Tribunal Regional Eleitoral do Acre segue rompendo fronteiras e superando desafios logísticos para garantir que a democracia alcance até mesmo as comunidades mais remotas. Em uma jornada que envolveu esforço, cooperação e comprometimento, o TRE-AC realizou nesta terça e quarta-feira, 30 de abril e 1º de maio, a ação itinerante do Programa Rota da Cidadania, Aldeia Jatobá, localizada em Assis Brasil.
A Aldeia Jatobá, assim como em outras comunidades distantes, a equipe da Justiça Eleitoral enfrentou dificuldades em relação à logística, e a participação dos cidadãos no processo eleitoral muitas vezes parece uma tarefa impossível. No entanto, o TRE-AC não está deixando ninguém para trás.
Com uma logística bem planejada e o apoio de parcerias estratégicas, o TRE-AC conseguiu realizar mais de 100 atendimentos na Aldeia Jatobá. Além dos cidadãos desta comunidade, foram realizados atendimentos aos eleitores das aldeias Extrema, Lago Novo, Cachoeira, Cumarú, Nova Vida, Senegal, Twawa, Água Preta, Água Boa, Laranjeira, Santa Cruz, Jacobá, Perí, Cujubim, Salão, Betel e Santa Rosa Essa operação não apenas demonstra o compromisso da instituição com a inclusão e a participação democrática, mas também destaca a importância das parcerias locais na superação de obstáculos.
Na visão do Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, ações como esta reforçam a missão da instituição de garantir a transparência e a legitimidade do processo eleitoral, fortalecendo assim os alicerces da democracia.
"Sinto-me imensamente orgulhoso em testemunhar o impacto positivo que a ação do Programa Rota da Cidadania, na Aldeia Jatobá, teve para a democracia e inclusão em nosso estado. Foi um atendimento desafiador, devido às dificuldades de logística, mas é muito gratificante ver o empenho de toda a equipe do TRE-AC em atender os eleitores indígenas. Essa ação reafirma nosso compromisso inabalável em garantir que cada cidadão, independentemente de sua localização geográfica, tenha acesso pleno aos seus direitos eleitorais. Agradeço a parceria com o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, e a Prefeitura de Assis Brasil, por tornarem possível mais uma ação em prol da democracia acreana”, pontuou o Desembargador Júnior Alberto.
Mín. 26° Máx. 42°