Notícia boa
O retorno dos voos da Azul no Acre, anunciado pela ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, na noite desta segunda, 8, em Brasília e uma excelente notícia. A ministra disse que a partir de amanhã, 10, a empresa aérea já começará a vender passagens para rotas no estado.
Mérito Alheio
E mal a notícia foi dada, eis que surgem, como moscas em um piquenique, políticos querendo se banhar na luz desse refletor. Mas, olha, foi uma jogada do Ministério do Turismo, numa estratégia chamada "Conheça o Brasil Voando".
Outro Planeta
Os políticos que estão tentando colocar o chapéu da vitória poderiam, na verdade, fazer algo mais útil: brigar por preços justos nas passagens. Afinal, parece que existe um mapa do tesouro onde o Acre é marcado com um grande X, indicando "aqui você paga mais".
Respeito Junto
Houve um tempo em que voar significava glamour, respeito e até lojas físicas. Agora, parece que pagar mais é só parte do "pacote desrespeito" oferecido aos acreanos. Saudades, Vasp e Varig. Bancada Acreana, é hora de transformar o Congresso em um verdadeiro palco de luta por preços justos para as demandas do céu acreano.
Marina Silva
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva desembarca em Rio Branco nesta sexta-feira, 12, para participar do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Ela vem para assinatura do convênio com o governo do Estado para liberação de R$ 97.768.222,52 do Fundo Amazônia, destinado ao combate do desmatamento ilegal e fortalecimento dos órgãos ambientais no estado.
Esperança
Marina Silva traz uma lufada de esperança e fundos bastante significativos para o combate ao desmatamento. É o Fundo Amazônia batendo à porta, com promessas de eco e etnoturismo e uma bioeconomia que respeita as riquezas naturais, não o contrário.
No lixo
A prefeitura de Rio Branco vai jogar no lixo 3.800 doses de vacinas que deveriam ter sido aplicadas na população de terceira idade. E como em uma cena de terror, onde o real pode ser mais assustador que a ficção. Vacinas perdidas são mais do que doses ao vento; são esperanças desperdiçadas.
Violência
A violência contra a mulher não dá tréguas no Acre. Mesmo com a implantação da Secretaria da Mulher, comandada pela experiente delegada Mardhia El-Shawa, as iniciativas, só terão sentido se a sociedade se engajar no propósito de valorizar a mulher. Uma campanha permanente de conscientização e educação é necessária, ao lado do enfrentamento à violência de gênero, com a punição dos agressores, assassinos, opressores.
Futuro
A esperança é que no futuro, nenhuma dessas medidas seja mais necessária, em uma sociedade de iguais, sem preconceito de gênero, de raça, religioso, com respeito e harmonia. Um sonho que só será possível alcançar com determinação e com o comprometimento das pessoas lúcidas de agora e o império da lei.
Sonho
E, no fim, o que nos move é a esperança de um futuro onde o respeito e a igualdade não sejam exceções, mas a regra. Um sonho? Talvez. Mas todos os grandes feitos começaram assim.
Socorro Camelo - Jornalista- Navegando pelas águas turbulentas da política acreana, com um toque de humor e esperança. Até a próxima viagem!
Mín. 22° Máx. 35°