Domingo, 01 de Dezembro de 2024
33°

Tempo nublado

Rio Branco, AC

Política Opinião

ACRE EM NOTAS | Autismo

Um mundo em que a inclusão social realmente existe tem muito mais do que cromoterapia

02/04/2024 às 11h26
Por: Redação Fonte: Acreaovivo.com
Compartilhe:
ACRE EM NOTAS | Autismo

Autismo

No ano de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 2 de abril como o Dia Internacional da Conscientização do Autismo, com o objetivo de propagar e promover conhecimento sobre questões ligadas ao espectro autista. Mundo afora, inclusive, os principais cartões postais do mundo - tais como Torre Eiffel, as Pirâmides do Egito, os Arcos de Sydney, o Cristo Redentor, dentre outros - se iluminam de azul para trazer uma maior visibilidade à causa.

Inclusão

A ideia é válida e chama a atenção. Embora falte ainda ações mais efetivas. O ativismo social sem compreensão da causa, não ajuda ninguém. Muito  menos pessoas autistas ou suas famílias. Um mundo em que a inclusão social realmente existe tem muito mais do que cromoterapia.

Investimentos

Melhor seria destinar mais investimentos públicos no tratamento do autismo. Ou ainda investir em ações de inclusão nas escolas públicas que como se sabe, são escassos.

Sombra da Ditadura

Ontem completou 60 anos do golpe militar de 1º de abril de 1964 e ainda hoje a ditadura ainda projeta suas sombras sobre o Brasil contemporâneo. A ascensão da extrema direita ao poder em 2018 e a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023 não são meros acasos históricos, mas manifestações de uma continuidade ideológica que tem suas raízes nos "anos de chumbo".

Lacuna

A lacuna de conhecimento sobre o período entre as novas gerações é alarmante. A memória coletiva periga ser distorcida por narrativas que romantizam um período marcado por violências, mortes e violações de direitos humanos, sugerindo falsamente que foram "os melhores anos" devido a uma nostalgia mal colocada da juventude.

Educação

A verdade é que a maioria dos estudantes desaprendeu a pensar. Não lê textos grandes que exigem esforço, prefere aqueles vídeos rápidos do tik tok que dispensa o esforço de pensar. Opta por simplificar tudo que demanda tempo para ser compreendido e reduz as teorias complexas, em meia dúzia de enunciados, que caibam em poucas páginas. E os professores? Cansados e mal remunerados em sua maioria, continuam a fingir que ensinam, enquanto os alunos fingem que aprendem. Embora, claro, existem as exceções. Ainda bem.

Dá trabalho

Coisas dos tempos pós-modernos? Antes fosse! Como diria Kant, é mais fácil ser menor. Pensar dá trabalho, pois exige o esforço da reflexão, o que só se adquire quem ousa abrir mão dos prazeres imediatos da vida. Mas não há outro caminho: contra o esquecimento e as distorções, só mesmo a educação histórica que leva a um entendimento crítico e abrangente. E no caso da ditadura, é preciso tratar não como um capítulo encerrado, mas como um alerta contínuo contra o autoritarismo. As escolas precisam assegurar que as futuras gerações compreendam os perigos da normalização da repressão e da intolerância.

Emendas

Nesta segunda-feira, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou a liberação de R$ 250 mil em emendas parlamentares. O destino? Modernização da agricultura familiar em Rio Branco, com a aquisição de novos equipamentos, insumos, e sistemas de irrigação. Uma jogada mestra para fortalecer as raízes rurais da região.

Beneficiários

Três entidades estão no foco do projeto: a Associação dos Produtores Rurais da Estrada do Quixada, a Cooperativa Acreverde, e a Coopermix, dividindo o bolo financeiro de forma estratégica para maximizar o impacto. O senador Petecão aponta para um futuro onde pequenos produtores são protagonistas da própria revolução agrícola.

Agricultura Familiar

Petecão enfatiza que o investimento vai além da simples assistência. A ideia é transformar a agricultura familiar em uma força econômica vibrante, capaz de alavancar a produtividade e a renda dos envolvidos. Uma visão de futuro onde o pequeno produtor rural é sinônimo de inovação e sucesso.

Prioridade

O movimento do senador Petecão sinaliza uma reflexão mais ampla sobre a importância estratégica da agricultura familiar para o Brasil. Iniciativas como essa poderiam ser o embrião de uma política nacional mais robusta de apoio aos pequenos agricultores, essenciais para a sustentabilidade econômica e ambiental do país.

Ônibus

A corrida eleitoral deste ano em Rio Branco, promete ter como centro das discussões a qualidade do transporte coletivo. Até o momento, tanto o serviço quanto a condição da frota estão aquém das expectativas.

Depressão

Mais uma jovem vítima de depressão. Dessa vez foi uma fonoaudióloga que sucumbiu à doença. A abrangência da depressão cresce de forma assustadora. Trata-se de um transtorno que precisa ser mais bem avaliado, conhecido e tratado. Estima-se que a prevalência de algum episódio de depressão atinja 15,5% da população brasileira. Os dados são do Ministério da Saúde que estima que mais de 11 milhões de pessoas sofram continuamente de problema no país.

Violência

A onda de violência no Acre continua implacável, marcada por uma série de eventos brutais, incluindo latrocínios, execuções, roubos, trocas de tiros e vítimas despedaçadas. O início da semana já trouxe horrores com o achado de restos mortais de um homem dispersos em uma área florestal em Brasiléia. E nesta manhã, as autoridades em Feijó descobriram o corpo de um indivíduo apelidado de "Pica-pau", abandonado em uma região de matagal.

Dengue

Os vírus Oropuche e Mayaro continuam  circulando em áreas urbanas. Da família dos vírus da dengue, eles causam infecções um pouco mais leves, mas assim mesmo preocupante. São transmitidas por mosquitos diferentes do da dengue. É importante que as pessoas com sintomas façam exame de dengue, já que os sintomas são semelhantes e, caso seja negativo, que se investigue a ação dos novos vírus.

Socorro Camelo é jornalista e escreve neste espaço de segunda a sábado. Para contato: [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários