Quarta, 17 de Julho de 2024
26°

Tempo limpo

Rio Branco, AC

Entretenimento Opinião

No Cardápio de 2024, que tal uma Porção Extra de Gentileza? Por Socorro Camelo

Um superpoder que muitos ainda subestimam

30/12/2023 às 23h04 Atualizada em 30/12/2023 às 23h23
Por: Redação Fonte: Socorro Camelo
Compartilhe:
No Cardápio de 2024, que tal uma Porção Extra de Gentileza? Por Socorro Camelo

Por Socorro Camelo*

Relógio marcando pouco tempo para a chegada de 2024 e muita gente já tem pronta  a lista de resoluções, tão longa quanto nossas lamentações pós-ceia.

Perder peso, ganhar mais, ter um amor, viajar mais... Mas, e se a verdadeira revolução estiver em algo mais simples e, paradoxalmente, mais desafiador?
Proponho um ingrediente especial para 2024: uma super dose generosa de gentileza.

A escritora Maya Angelou disse certa vez: "As pessoas esquecerão o que você disse, esquecerão o que você fez, mas nunca esquecerão como você as fez sentir."  Fato. E não é “remoer”. É porque a gente ama quem nos faz sentir bem.

E olha, vou te contar um segredo: amo abraços. Mas eles só são realmente abraços quando a gente usa os braços para dizer: estou aqui.

A gentileza é um superpoder que muitos ainda subestimam. É a arte de fazer alguém se sentir visto, ouvido e valorizado – e isso, definitivamente não está à venda na Black Friday.

Em um mundo onde o amor muitas vezes rouba os holofotes, deixando a gentileza no papel de coadjuvante, é hora de reescrever o roteiro. Gosto de pensar que gentileza é aquele tempero que não sabíamos que faltava, mas que muda completamente o sabor do prato.

Nos relacionamentos, na amizade, no amor ou na fila do supermercado, pequenos gestos podem fazer grandes diferenças. As pessoas precisam de atenção e risadas. Escutar o outro é importante. Parar para prestar atenção no outro, também. E olha te garanto, nesse ritmo, vez em quando, tu vai respirar sincronizado com um coração que não é teu . Chama amor.

Estamos todos exaustos e envolvidos nos “corres”, mas tira um tempo em 2024 para ofertar delicadezas. É de vital importância, entender que existir é coletivo.

Vamos ser honestos: às vezes, ser gentil custa um pouco mais do que gostaríamos. É aquele momento em que oferecemos o último pedaço de bolo (mesmo querendo muito ele para nós) ou ouvimos pacientemente uma história que já conhecemos o final. Ou quando você encara um passeio em um lugar que você não gosta, só para deixar o outro feliz. E juro, é aí que a magia acontece.  Ao escolher a gentileza, escolhemos construir pontes em vez de muros.

E não, a gentileza não é sinônimo de fraqueza. Na verdade, ela requer uma força incrivel – a força de ir contra a correnteza do egoísmo e do imediatismo que frequentemente domina nosso mundo.
É um ato de rebeldia, um sussurro revolucionário que diz: "Eu escolho ser a mudança." E mais : é democrático! Ou você não acredita que a democracia  ainda é o único caminho justo para todos? E isso significa "dar pra todo mundo o mesmo ponto de partida".

Então, neste ano novo, que tal trocar aquela velha resolução de ir à academia cinco vezes por semana (vamos ser realistas) por algo mais atingível e igualmente transformador? Não estou querendo dizer que ir a academia não tenha que estar nas suas resoluções de fim de ano ( está na minha, não cinco vezes por semana porque aí não né, mas duas tá!) .

Te faço então um convite : Vamos fazer de 2024 o ano da gentileza criativa, inteligente e, quem sabe, com um toque de humor? O mundo precisa de mais sorrisos sinceros e menos selfies forçadas. A gentileza está em alta nesta temporada. E a melhor parte? Ela combina com tudo!

Gosto de um salmo que diz assim: “Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração." Deleite-se no Senhor, na bondade, na gentileza, na compaixão e no amor e veja o que acontece.

Este é meu desafio para você, para mim mesma, para nós. 

* Socorro Camelo é jornalista ( DRT 065)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Márcia Silva Há 7 meses Rio branco ac Desafio aceito
Mariana Há 7 meses Rio Branco - Acre Amei!!! Desafio aceito.
Mostrar mais comentários