Quarta, 17 de Julho de 2024
26°

Tempo limpo

Rio Branco, AC

Geral Roda de conversa

Encontro na AJEB discute ansiedade e incentiva mulheres a transformarem desafios em oportunidades.

Palestra ministrada pela psicóloga Talita Montysuma trouxe um tema que atinge muitas mulheres hoje em dia.

16/10/2023 às 19h40 Atualizada em 16/10/2023 às 20h06
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Encontro na AJEB discute ansiedade e incentiva mulheres a transformarem desafios em oportunidades.

Mulheres antenadas e ávidas por cultura, libertação e conquistas marcaram presença na reunião mensal da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), realizada ontem, dia 29. O evento contou com uma palestra impactante, ministrada pela renomada psicóloga Talita Montysuma, cuja fala suave e envolvente mexeu com as mulheres presentes.

A programação diversificada incluiu informes da Associação e uma sessão de técnica de respiração, conduzida pela ajebiana Katerine Teles, proporcionando momentos de relaxamento e conexão entre as participantes.

Um dos destaques da noite foi o relato inspirador de Ana Regina, uma advogada corajosa que decidiu deixar para trás a vida agitada na metrópole de São Paulo e buscar uma nova perspectiva em uma casa de praia em Aracaju. Com uma mente criativa e uma inquietação incontrolável, Ana Regina não se contentou apenas com o ócio contemplativo. Ela encontrou sua paixão ao vender coco nas praias sergipanas, enfrentando a resistência de uma sociedade machista que não aceitava uma mulher nesse tipo de atividade. Determinada a seguir seu caminho, ela superou perseguições e ameaças, e decidiu transformar uma praça abandonada em frente à sua casa em um exuberante jardim. Hoje, Ana Regina cultiva cactos e suculentas, que são cuidadosamente plantados em vasos decorados por ela mesma e vendidos nas feiras de artesanato, dando oportunidade para outras mulheres.

Encerrando o encontro com chave de ouro, a psicóloga Talita Montysuma, trouxe uma nova perspectiva sobre a ansiedade. Segundo a psicóloga, esse sentimento pode ser encarado de forma positiva, pois indica a necessidade de mudança em nossas vidas. Montysuma enfatizou a importância de estar atento aos sinais e ouvir o próprio corpo, que muitas vezes clama por novos rumos. Sua fala despertou nas participantes a necessidade de expressar suas próprias ansiedades e analisar as causas desse sentimento.

A escrita, tema central e motivação da AJEB, emergiu como uma forma de catarse e transformação de tristeza em arte e literatura. Durante o encontro, temas como o tempo, a idade e a vida surgiram como os principais gatilhos da ansiedade vivenciada pelas mulheres ativas, que desempenham múltiplos papéis como mães, esposas, filhas e profissionais. Muitas vezes, essas mulheres encontram dificuldades em reservar tempo para si mesmas e para a realização de seus desejos mais profundos e prazerosos.”

“Através das palavras, tecemos redes e construímos pontes. Na AJEB , entendemos a importância de dar voz às mulheres escritoras e jornalistas”  diz a presidente da AJEB Coordenação Acre, jornalista Socorro Camelo.

“A contribuição das nossas ajebianas tem sido valiosa . Essa roda de conversa com a dra. Talita, foi muito esclarecedora e providencial. A ideia é que tenhamos cada vez mais, rodas de conversas esclarecedoras como essa.  ” finalizou. 

Sobre a AJEB
A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, denominada simplesmente por sua sigla AJEB, foi fundada  em 8 de abril do ano de 1970, é uma associação civil sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica própria de direito privado, apolítica, constituída por tempo indeterminado com autonomia financeira e administrativa. A AJEB está em 20 estados e atualmente tem como presidente nacional, a escritora Irislene Morato. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escritoras e Jornalistas em Pauta
Escritoras e Jornalistas em Pauta
Sobre Coluna semanal da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, coordenadoria Acre
Rio Branco, AC Atualizado às 10h54 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 31°

Qui 34°C 15°C
Sex 37°C 17°C
Sáb 37°C 19°C
Dom 40°C 21°C
Seg 39°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes