Mulheres da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) no Acre, conduzida pela jornalista Socorro Camelo, estiveram reunidas na última quinta-feira (08), na Casa de Leitura localizada na Gameleira, em Rio Branco, para definir entre outras coisas, o lançamento da coletânea Originárias no estado do Acre, a publicação do edital para elaboração da antologia que sairá pela coordenação da entidade regionalmente, e a posse dos novos membros da diretoria da AJEB no Acre.
O encontro, movido por significados poéticos entrecruzou imaginários acerca da escrita criativa de mulheres acreanas que vivenciam além de suas próprias histórias as vivências de sujeitos diversos que se constroem e desconstroem num universo contínuo de trocas de experiências.
A anfitriã da reunião foi a poetisa Francis Mary, a conhecida Bruxinha e a reunião foi conduzida pela presidente da AJEB Acre, Socorro Camelo e a vice-presidente da entidade local, poetisa, escritora, Edir Figueira Marques, que apresentou vários critérios para elaboração e divulgação do edital que lançará a ontologia no Acre.
Concita Maia, Golby Pullig, Talita Montysuma, Fátima Cordeiro, Katherine Machado e Silvânia Pinheiro participaram da roda de conversa que organiza um calendário de atividades para AJEB para os próximos meses de 2023 no Acre, além de temas relacionados a estrutura da entidade como representante legítima das jornalistas, escritoras e todas as obras voltadas para arte literária da escrita na região.
Mulheres movidas pela memória e simbologias acreanas, amazônicas e de variados mundos apresentam a multiculturalidade que a AJEB propõe para despertar a força criativa do gênero na coletânea que será lançada para as mulheres acreanas.
No próximo dia 30, a AJEB Acre lança a coleção Originárias, uma publicação da AJEB nacional lançada em abril em Belo Horizonte e que teve a participação das acreanas jornalista Silvânia Pinheiro, da socióloga Elisângela Pontes e da escritora Edir Marques.
Mín. 22° Máx. 35°