Por Marcelo Moreira
Quem me conhece sabe bem que gosto demais dos esportes a motor. Praticamente tudo que tem motor e competição, eu curto, assisto e me divirto. Trabalho numa equipe de motovelocidade carioca, a Center Moto Racing, e sou feliz com essa família. Agora o rally, foi e sempre será a minha modalidade preferida pelo simples fato de reunir duas condições espetaculares para trabalhar: a velocidade e a natureza. Adoro fotografar o ambiente antes das motos passarem e depois também. A rotina, nos rallys que fotografei, incluía descobrir os pontos para captação de imagens mais impactantes e acertar na logística, ficando sempre a frente da competição, ou seja, chegar antes e escolher um bom lugar para tirar fotos.
Essa fotografia que está na matéria, por exemplo, é apenas uma das fotos recheadas de histórias. O piloto é o carioca Guiga Spinelli, a bordo do Mitsubishi Lancer Evolution, no campeonato brasileiro ( local e data, minha memória jamaicana não permite detalhar). Lembro também de estar na companhia dos amigos Kaká Ambrósio e Roque Montenegro. Dentro de uma "especial"- trecho na estrada de terra que a organização fecha para os pilotos sentarem o pé - de pouco mais que 30 km, achamos um local para as fotos e para assistir, bem alto, gramado e com uma árvore fazendo a sombra perfeita. Montamos as cadeiras de praia, e o farnel. Alguns minutos antes do primeiro carro passar, vimos outro fotógrafo caminhando na estrada lá em baixo, quando ele nos viu, pediu para subir e beber uma água. Bebeu, comeu um sanduíche e ficou ali de papo com a gente. Quando escutei o motor do primeiro carro vindo, me posicionei e, no instante do click, esbarrei com meu ombro, na lente do outro fotógrafo.
- Porra meu, 30 e tantos km de especial, você vem tirar foto no meu ombro?
- Faz o seguinte então, continua batendo papo, bebendo e comendo com meus amigos, que eu envio as minhas fotos pra você. Vai fazer as mesmas imagens que eu, porra!
- Ah, então tá, te agradeço pelas fotos e...
- Cara, não precisa agradecer, estava sendo irônico, mas você é tão cara de pau que não percebeu. É pra você descer e procurar outro ponto para suas fotos. Vai Shadow Men!
E assim, surgiu mais um apelido, fotógrafo sombra.
Ganhei mais um amigo porque o importante é sorrir, trabalhar com alegria, tecnica e atenção. Em algumas modalidades, o líder - o mais importante para a notícia - além de ser o primeiro a passar, só vai passar uma vez naquele dia, sem margem de erro portanto. Diferente dos autódromos onde o piloto dá varias voltas e passa na sua frente a toda hora.
Depois do trabalho feito, um banho de cachoeira, ou ainda, uma daquelas piscinas naturais que se formam em rios, vai sempre muito bem, ah...o rally
Mín. 19° Máx. 32°